"Um MONTE de histórias numa colecão de Marcadores de Livro" foi o título escolhido para a próxima exposição,que será inaugurada no dia 5 de setembro 2023, na Biblioteca Municipal da Lourinhã.
A imagem escolhida para o cartaz de divulgação foi a da Igreja Matriz da Freguesia da Lourinhã, dedicada a Santa Maria, também conhecida por Santa Maria do Castelo ou simplesmente Igreja do Castelo. Deve o seu nome ao Castelo, devido ao facto de ter sido edificada junto das suas muralhas.
A primeira igreja data do séc.XII e é atribuída a D. Jordan, 1º Donatário da Lourinhã, que participara na segunda Cruzada à Terra Santa e a quem, como recompensa pela ajuda prestada, D. Afonso Henriques doara as terras da Lourinhã.
Em 1374, no reinado de D. João I, a igreja sofreu grandes alterações, fo reedificada, ampliada e sagrada por D. Lourenço Vicente, 14º Senhor da Lourinhã e Arcebispo de Braga..
Ao longo dos tempos foi sofrendo algumas alterações:
No Séc. XVI, ergue-se a torre quadrangular, à qual a igreja deve o seu ar acastelado;
No Séc. XX, em 1932/33, a Direcão Geral dos Edificios e Monumentos Nacionais, fez obras de restauro, sendo devolvida à igreja, à traça original do séc. XIV.
Sem comentários:
Enviar um comentário